Dando seguimento às ações em alusão ao Outubro Rosa, mês de intensificação aos cuidados da mulher, e o Outubro Verde, mês de combate à sífilis, a Policlínica Municipal desenvolveu, durante toda a segunda-feira (23), uma série de atividades voltadas para o público alagoinhense.
Durante a tarde foram realizadas palestras educativas e testagem contra à sífilis – doença infecto-contagiosa sistêmica, de evolução crônica, que também pode ser transmitida por via placentária, em qualquer momento da gestação; e HIV, em parceria com o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
“Essa é uma doença curável, facilmente tratável em qualquer posto de saúde. Estamos fazendo a testagem rápida para sífilis unindo com as ações do Outubro Rosa realizadas em todas as Unidade de Saúde da Família (USF). Ocorreu atividades educativas, trazendo à população informações e o teste rápido, que é o nosso meio mais fácil de testar e tratar, curar e não deixar realmente que a sífilis continue da forma que está”, explicou Michelí Campos, coordenadora do Programa municipal de IST/AIDS e do SAE/CTA do município.
À noite houve o Momento M, voltado para o público feminino com serviços de triagem com acolhimento e aferição de SSVV; consulta de enfermagem; preventivo; teste rápido; massoterapia; auriculoterapia; exame manual de mama; roda de conversa; ginecologista; nutricionista; clínico geral; dentista e vacinação.
“Fizemos um momento M voltado paras mulheres também em alusão ao Outubro Rosa com serviços direcionados à mulher. Mas, sabendo que nossas mulheres precisam de cuidado e atenção integral não apenas no mês nacional de mobilização, a Policlínica hoje conta com o serviço de cuidado integral à saúde da mulher em caráter de complementação a política de atenção à saúde da mulher no município. Então hoje temos uma sala à disposição das mulheres, realização de exames preventivos em demanda espontânea”, informou a diretora da Policlínica Municipal, Laize Costa.
O evento da noite contou com transporte para as mulheres, saindo do ponto coletivo e levando para a Policlínica, assim como o caminho inverso. As ações continuam na quarta-feira (25) na própria sede do CTA com a campanha de testagem. Durante todo o ano a população de Alagoinhas pode comparecer ao Centro de Testagem e Aconselhamento de segunda a sexta-feira, em horário comercial, e realizar testagem rápida de sífilis, HIV, Hepatite B e C.
Além disso, as atividades do Outubro Rosa ainda seguem a programação nas unidades de saúde com a realização de testagem para IST’s, preventivo, consulta médica, consulta odontológica e vacina de rotina e contra Covid. Confira os locais e horários:
MANHÃ: 08H ÀS 12H
24/10 PINDOBAL
24/10 MÃE CIRILA
26/10 URBIS 3
NOITE: 18H ÀS 21H
24/10 N.REPUBLICA/SANTA TEREZINHA
25/10 NOSSA SRA DE FÁTIMA
26/10 RIACHO DA GUIA
30/10 A.VELHA/A.VELHA2
30/10 PÇA KENNEDY/TAIZÉ
31/10 ESTEVÃO
31/10 SÃO CRISTOVÃO
Confira as imagens:
Foto: Roberto Fonseca / SECOM
Fonte: SECOM Alagoinhas