Alunos do primeiro ano do nível médio do Colégio Destaque, acompanhados dos professores André Mota (história), Edilaine Silva (Projeto de Vida), Johanna Meyer (Poder, política e sociedade), liderados pela professora Daiane Borges, visitaram o Memorial da Câmara Municipal de Alagoinhas na tarde desta terça-feira (24).
Eles foram recepcionados pela equipe do Memorial e pelos vereadores Jorge da Farinha e Luma Menezes. Em seguida conheceram em detalhes o funcionamento do Memorial, a começar pela Galeria dos Ex-presidentes, onde Jorge da Farinha, que já presidiu a Casa, mostrou sua foto e lembrou que em breve sua história estará no totem e no aplicativo.
A vereadora Luma Menezes apresentou a galeria das mulheres e lembrou a importância da presença feminina na política, na tomada de decisões sobre a vida da cidade e da necessidade de se ampliar o número de mulheres no Legislativo, que até hoje, em 2023,apenas 11 ascenderam ao parlamento.
O vereador Jorge da Farinha falou da importância da juventude se interessar pela política, pela história da cidade e falou também de sua trajetória política, de seus projetos, onde inclui um que criou o jornal do Legislativo, exposto no Memorial.
Os alunos do Colégio Destaque ficaram impressionados com o Memorial da Câmara. A maioria não conhecia o local e prometeu retornar para novas visitas ou participar de atividades culturais.
Sobre o Memorial
O Memorial da Câmara Municipal de Alagoinhas, instalado no primeiro andar do prédio, funciona desde o dia 20 de julho e é divido em três alas: Passado, presente e futuro.
A primeira galeria, no corredor de entrada, tem as fotos dos ex-presidentes da Câmara Municipal a partir de 1951. A outra galeria conta um pouco sobre a instalação da Câmara, em 2 de Julho de 1853, os locais por onde a Câmara sediou até chegar ao prédio atual, além do papel do Legislativo, que é o de legislar, fiscalizar e debater e propor projetos para o município.
Na parte interna, a primeira sala é a Escola do Legislativo, que homenageia o ex-vereador Miguel Silva, professor que dedicou sua vida à educação e à cultura da cidade.
Mais à frente tem a galeria de impressos, jornais antigos que trazem notícias sobre a cidade, especialmente sobre o legislativo. A galeria homenageia o jornalista Belmiro Deusdete, um dos mais antigos em atuação na cidade. Também traz a história do Alagoinhas jornal desde os seus primeiros impressos até a última edição.
Na Câmara do passado é possível visualizar parte do mobiliário que era usado no prédio antigo da Câmara, construído a partir de 1895, e que foi utilizado até 2006, no prédio novo. Nesse conjunto mobiliário estão cinco mesas onde os vereadores acompanhavam as sessões, a Mesa Diretora, um gabinete de madeira e vidro, as cadeiras do presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.
Ainda fazem parte desse mobiliário um sofá datado de 1907, um chapeleiro e uma divisória em madeira de lei que separava o plenário da galeria. Esse material ainda vai passar por tratamento anti cupim e traças para aumentar sua vida útil.
Ainda na Câmara antiga, foi criado um expositor de documentos, atas e equipamentos utilizados no passado. Uma dessas ata registra a posse e o mandato da primeira vereadora da cidade, Áurea Cravo, nos anos de 1930. Também tem um passeio pelos meios de comunicação utilizados a partir dos anos 1980. A máquina de escrever, uma elétrica ano 1989, uma telefax adquirido em 1991, disquetes de computador, primeira mídia de gravação de dados da área da informática e algumas fitas cassetes. As fitas eram usadas para a gravação das sessões a partir de 1990.
Ao lado, a Galeria da Presença Feminina na Câmara traz o histórico das onze vereadoras que já passaram e as que estão na atualidade. A vereadora Áurea Cravo abre essa galeria, seguida de Maria de Lourdes Veloso e Jurilda Santana.
O totem é outro equipamento importante para o Memorial do Legislativo. Grande parte da história da Câmara e da cidade pode ser acessada nele. Algumas estão nos murais, mas a maioria ainda está em construção, a exemplo da história dos ex-presidentes e dos ex-vereadores que já passaram pelo Legislativo. Os intendentes também estão contidos no totem, bem como alguns artistas, escritores e jornalistas da cidade.
A Câmara do Futuro é um estúdio que reproduz vídeos produzidos pela assessoria de comunicação da Câmara. O objetivo é contar a história da cidade, dos edis e projetar a cidade para o futuro.
O último ambiente é a Biblioteca do Memorial. Ela tem uma exposição de cerca de 50 livros e homenageia a professora e secretária de Cultura, Iraci Gama. O local também é destinado à vida cultural da cidade.
Vanderley Soares
Diretor da Escola do Legislativo
Fonte: ASCOM / Câmara