Alunos e professores do Colégio Destaque visitam Memorial da Câmara de Alagoinhas

Alunos do primeiro ano do nível médio do Colégio Destaque, acompanhados dos professores André Mota (história), Edilaine Silva (Projeto de Vida), Johanna Meyer (Poder, política e sociedade), liderados pela professora Daiane Borges, visitaram o Memorial da Câmara Municipal de Alagoinhas na tarde desta terça-feira (24).

Eles foram recepcionados pela equipe do Memorial e pelos vereadores Jorge da Farinha e Luma Menezes. Em seguida conheceram em detalhes o funcionamento do Memorial, a começar pela Galeria dos Ex-presidentes, onde Jorge da Farinha, que já presidiu a Casa, mostrou sua foto e lembrou que em breve sua história estará no totem e no aplicativo.

A vereadora Luma Menezes apresentou a galeria das mulheres e lembrou a importância da presença feminina na política, na tomada de decisões sobre a vida da cidade e da necessidade de se ampliar o número de mulheres no Legislativo, que até hoje, em 2023,apenas 11 ascenderam ao parlamento.

O vereador Jorge da Farinha falou da importância da juventude se interessar pela política, pela história da cidade e falou também de sua trajetória política, de seus projetos, onde inclui um que criou o jornal do Legislativo, exposto no Memorial.

Os alunos do Colégio Destaque ficaram impressionados com o Memorial da Câmara. A maioria não conhecia o local e prometeu retornar para novas visitas ou participar de atividades culturais.
Sobre o Memorial

O Memorial da Câmara Municipal de Alagoinhas, instalado no primeiro andar do prédio, funciona desde o dia 20 de julho e é divido em três alas: Passado, presente e futuro.

A primeira galeria, no corredor de entrada, tem as fotos dos ex-presidentes da Câmara Municipal a partir de 1951. A outra galeria conta um pouco sobre a instalação da Câmara, em 2 de Julho de 1853, os locais por onde a Câmara sediou até chegar ao prédio atual, além do papel do Legislativo, que é o de legislar, fiscalizar e debater e propor projetos para o município.

Na parte interna, a primeira sala é a Escola do Legislativo, que homenageia o ex-vereador Miguel Silva, professor que dedicou sua vida à educação e à cultura da cidade.

Mais à frente tem a galeria de impressos, jornais antigos que trazem notícias sobre a cidade, especialmente sobre o legislativo. A galeria homenageia o jornalista Belmiro Deusdete, um dos mais antigos em atuação na cidade. Também traz a história do Alagoinhas jornal desde os seus primeiros impressos até a última edição.

Na Câmara do passado é possível visualizar parte do mobiliário que era usado no prédio antigo da Câmara, construído a partir de 1895, e que foi utilizado até 2006, no prédio novo. Nesse conjunto mobiliário estão cinco mesas onde os vereadores acompanhavam as sessões, a Mesa Diretora, um gabinete de madeira e vidro, as cadeiras do presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.

Ainda fazem parte desse mobiliário um sofá datado de 1907, um chapeleiro e uma divisória em madeira de lei que separava o plenário da galeria. Esse material ainda vai passar por tratamento anti cupim e traças para aumentar sua vida útil.

Ainda na Câmara antiga, foi criado um expositor de documentos, atas e equipamentos utilizados no passado. Uma dessas ata registra a posse e o mandato da primeira vereadora da cidade, Áurea Cravo, nos anos de 1930. Também tem um passeio pelos meios de comunicação utilizados a partir dos anos 1980. A máquina de escrever, uma elétrica ano 1989, uma telefax adquirido em 1991, disquetes de computador, primeira mídia de gravação de dados da área da informática e algumas fitas cassetes. As fitas eram usadas para a gravação das sessões a partir de 1990.
Ao lado, a Galeria da Presença Feminina na Câmara traz o histórico das onze vereadoras que já passaram e as que estão na atualidade. A vereadora Áurea Cravo abre essa galeria, seguida de Maria de Lourdes Veloso e Jurilda Santana.

O totem é outro equipamento importante para o Memorial do Legislativo. Grande parte da história da Câmara e da cidade pode ser acessada nele. Algumas estão nos murais, mas a maioria ainda está em construção, a exemplo da história dos ex-presidentes e dos ex-vereadores que já passaram pelo Legislativo. Os intendentes também estão contidos no totem, bem como alguns artistas, escritores e jornalistas da cidade.

A Câmara do Futuro é um estúdio que reproduz vídeos produzidos pela assessoria de comunicação da Câmara. O objetivo é contar a história da cidade, dos edis e projetar a cidade para o futuro.

O último ambiente é a Biblioteca do Memorial. Ela tem uma exposição de cerca de 50 livros e homenageia a professora e secretária de Cultura, Iraci Gama. O local também é destinado à vida cultural da cidade.

Vanderley Soares

Diretor da Escola do Legislativo

Fonte: ASCOM / Câmara

Next Post

Obra de macrodrenagem de Santa Terezinha avança e trecho da avenida Conselheiro Dantas é pavimentado

Sex Out 27 , 2023
A obra de macrodrenagem de Santa Terezinha, a maior em extensão do município, está chegando em fase de conclusão. O trabalho na Conselheiro Dantas, uma das vias por onde passa a obra, está sendo finalizado e um longo trecho da avenida teve sua pavimentação recomposta. Na Conselheiro Dantas, além do trabalho de drenagem previsto no projeto da obra, […]

Postagens