Atualmente, a data é considerada feriado estadual apenas em seis localidades: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo
A Bancada Negra da Câmara dos Deputados enviou ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP), um pedido para que o parlamentar coloque em votação um projeto que pretende transformar o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro, em feriado nacional.
Atualmente, a data é considerada feriado estadual apenas em seis localidades: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso, o coordenador-geral da bancada negra da Câmara, deputado Damião Feliciano (União), aproveitou a data para anunciar o plano de unificação proposto pelo grupo.
“Dos projetos que nós debatemos na bancada, foi o projeto da unificação do dia 20 [como feriado]. Vários estados do país, a exemplo do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, que celebram hoje como facultativo […] A gente vai ver se unifica, temos um projeto para unificar no Brasil inteiro”, afirmou Feliciano.
Em 2022, o projeto para tornar o Dia da Consciência Negra em um feriado de escala nacional foi aprovado pelo Senado Federal. O texto então aguarda a análise da Câmara para se tornar válido.
Fonte: Metro1