Projeto de Robótica será executado em Alagoinhas

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Na quinta-feira (30), representantes da Prefeitura de Alagoinhas visitaram as instalações da empresa Ardagh Metal Packaging para apresentação da execução do Projeto de Robótica na Rede Municipal de Ensino do município.
Durante a visita, que incluiu conhecer a produção da empresa, foi mostrado como o projeto será aplicado na cidade. “Hoje foi um dia de engajamento com a Prefeitura, que é um agente super importante nesse projeto, junto também com a comunidade. Convidamos os representantes aqui para mostrar o projeto, que é imenso e tem uma complexidade, que só essa parceria pode proporcionar. Ao longo dos meses, planejamos esse evento com muito cuidado e carinho para mostrar o nosso engajamento no projeto, bem como dizer que é o projeto para comunidade”, explicou Elisângela Matos, diretora de Sustentabilidade da Ardagh sobre a iniciação do projeto de robótica com a finalidade de espandir os estudos para o mercado de trabalho.

O projeto consiste na formação de professores da rede pública de ensino, nas áreas de Robótica e de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), envolvendo escolas públicas de Alagoinhas. A multiplicação dos conhecimentos em sala de aula beneficiará os estudantes do ensino fundamental, com o aprendizado de competências e habilidades requeridas dos profissionais que vão atuar nas empresas e fábricas no futuro.

Ao capacitar professores e ampliar seus conhecimentos e os de seus alunos em robótica e STEM, o projeto atua estrategicamente na qualificação de crianças e jovens para o futuro do mercado de trabalho. A primeira ação do projeto, iniciada no 2º semestre deste ano, mapeou as condições atuais das escolas públicas de Alagoinhas, em interlocução com as autoridades locais. Com base neste levantamento foram definidos os professores e escolas que farão parte da iniciativa. O projeto prevê também a capacitação de jovens em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

“Muita alegria em participar hoje, aqui na Ardagh, de um intenso e grande projeto que vai ser lançado em Alagoinhas, com a parceria público-privado. Esse projeto vem para somar na educação da nossa cidade. Pretendemos ampliar os conhecimentos dos nossos alunos em robótica, para que, no futuro, eles possam abrir o leque de possibilidades no mercado de trabalho. Por isso”, destacou o prefeito Joaquim Neto.

O secretário de Educação, Gustavo Carmo, afirmou que esse projeto chega em excelente hora porque vai complementar o trabalho tecnológico que o município já vem desempenhando na cidade. “A Secretaria Municipal de Educação já vem investindo em tecnologia nas escolas com o leitor facial, girotecas, playtables, laboratório de informática, projetos pedagógicos ligados ao tecnológicos. Alagoinhas vem acompanhando o crescimento da inovação tecnológica e vem aproveitando esse crescimento, avançando nessa área na aplicação para a educação. Com esse projeto financiado pela Ardagh, SESI e SENAI sendo os executores, com a capacitação de professor e avançando para aprendizagem dos estudantes, vamos avançar muito. A perspectiva é que a gente assine o termo de compromisso ainda em dezembro e que logo no início do ano letivo 2024 a gente já possa avançar na aplicação do projeto na Rede Municipal”, disse.

Estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal, vereador José Cléto; o secretario de Desenvolvimento e Meio Ambiente, Bruno de Melo Fagundes; o secretário de Comunicação, Márcio Gomes; a subsecretária de Educação, Keite Maria; a coordenação de Tecnologia da Informação, Jamille Cerqueira; representando as lideranças da comunidade, a presidente da Cooperativa Coral, Rosa Queiroz; o gerente da Fabrica da Ardagh em Alagoinhas, Houseman Peixoto; o especialista em Negócios Internacionais do SESI, Edgar Vieira; o superintendente do SESI na Bahia, Armando Neto.

Confira mais imagens:

 

Foto: Roberto Fonseca / SECOM

Fonte: SECOM Alagoinhas

Next Post

Ônibus colide em estabelecimento, após motorista passar mal em Alagoinhas

Sex Dez 1 , 2023
Não houve registro de óbitos, nem ferimentos graves Na noite desta quinta-feira, 30, um ônibus pertencente a empresa ATP, que fazia linha Mangalô, colidiu em um estabelecimento comercial localizado na rua Carlos Gomes, centro de Alagoinhas, após o motorista sentir-se mal ao volante. Em seu depoimento o condutor explicou que ao fazer a curva da rua […]

Postagens