A fim de promover a visibilidade e conscientizar a sociedade com relação ao respeito às diversidades, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) realiza a Semana da Visibilidade Trans, entre os dias 24 e 30 de janeiro. O dia Nacional da Visibilidade Trans é celebrado no dia 29 de janeiro
As atividades serão realizadas nas unidades do CRAS do município (Praça do CEU, Mangalô, Nova Brasília, Riacho da Guia e Boa União) e visam desempenhar um papel educativo e de conscientização. O público-alvo serão os grupos do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos dos Centros de Referência em Assistência Social.
Pessoas trans da sociedade alagoinhense, assim como membros do Conselho Municipal LGBT e do coletivo LGBT do município serão os facilitadores das discussões e da sensibilização junto aos usuários do CRAS.
De acordo com o diretor de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Estrutural da SEMAS Edlan Santos “a semana também terá como finalidade desmistificar as informações distorcidas que, muitas das veze, existem sobre essa comunidade, a fim de evitar casos de transfobia”. Ele ainda ressaltou a importância de fortalecer as pessoas trans “e esclarecer a nossa população com informações de qualidade acerca desse grupo”.
Confira o cronograma:
Fonte: SECOM Alagoinhas