O Mês de Prevenção à Gravidez na Adolescência, em Alagoinhas, promovido pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social (SEMAS), terá como lema desse ano: “Gravidez na adolescência não é brincadeira!”. Fazendo alusão à Semana Nacional de Prevenção à Gravidez, que acontece, a Campanha terá participações das secretarias de Educação, Saúde, Escolas Estaduais, SENAC CREAS, CRAS, Projeto Filhos da Promessa, Tambores Abençoados, CETASS, SENAI, CNEC, Conselho Tutelar I e II e Pastoral do Menor.
Com uma programação extensa e em diversos locais, a iniciativa visa conscientizar adolescentes, pais, responsáveis e toda a sociedade, sobre essa pauta. “Apesar de não ser uma doença, a gravidez nessa faixa etária da vida da adolescente poderá acarretar em riscos tanto para a mãe, quanto para o feto. São estas condições que traremos à tona nas discussões deste mês”, esclareceu o diretor da Diretoria de Direitos Humanos e Combate ao Racismo Estrutural da SEMAS, Edlan Santos.
Ele também pontuou que outro aspecto importante é garantir os direitos da adolescente, nessa faixa etária de vida, de ter um desenvolvimento de outras atividades. Dados estatísticos já comprovam que adolescentes que menores que engravidam sem planejar, acabam interrompendo estudos. “Fora isso, tem os aspectos relacionados à saúde, até com situações de óbito. Então, o nosso papel é de conscientização mesmo, sobretudo nesse período do ano que, infelizmente, acabam ocorrendo práticas sexuais desprotegidas, e que incorrem em diversas outras questões, até mesmo de doenças sexualmente transmissíveis e violências sexuais”.
Este ano, a campanha foi ampliada para todo o mês, com atividades previstas nas unidades básicas de saúde, nas unidades escolares da rede estadual e da rede privada, tendo em vista que o ano letivo da rede municipal ainda não começou. Nas unidades do CRAS, as ações serão desenvolvidas nos grupos de serviços de convivência e fortalecimento de vínculos, com as adolescentes e as mães.
Confira a programação: