A medida vale apenas para o produto em líquido
A partir do dia 30 de abril, o álcool líquido 70% não vai mais ser comercializado em supermercados e outros estabelecimentos no Brasil. A proibição foi determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
A medida não afeta a venda do álcool 70% em gel.
A comercialização do álcool líquido 70% era proibida há mais de 20 anos por se tratar de um produto altamente inflamável, no entanto, por conta da pandemia da Covid-19 e a necessidade da maior oferta de produtos desinfetantes, a venda foi flexibilizada de forma excepcional.
Ainda de acordo com a Anvisa, os consumidores têm diversas outras opções para limpeza disponíveis no mercado além do álcool líquido 70%, como o álcool etílico 70% em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado e aerossol.
Na forma líquida, há disponível álcool etílico em concentração inferior a 54º GL (cinquenta e quatro graus Gay Lussac). Além disso, são comercializados produtos desinfetantes que não contêm álcool, mas também inativam microrganismos prejudiciais à saúde, incluindo o vírus da Covid-19.
Fonte: fanf1