Nova injeção duas vezes ao ano previne em 100% infecção por HIV

Novo estudo foi publicado nesta quarta-feira (24) pela empresa Gilead Sciences

Foto: Divulgação/Gilead

A farmacêutica Gilead Sciences confirmou nesta quarta-feira (24) que uma medicamento injetável, aplicado duas vezes ao ano, obteve êxito em 100% das infecções pelo HIV na última fases de um de seus testes clínicos. Os resultados, que já havia sido divulgados, foram publicados oficialmente na revista científica The New England Journal of Medicine.

O lenecapavir já havia recebido o aval das agências reguladoras no tratamento de HIV multirresistentes, mas não como estratégia de prevenção. O novo estudo, contudo, avaliou o uso do medicamento como uma profilaxia pré-exposição (PrEP), destinada a pessoas em maior risco de contato com o HIV para evitar que sejam contaminadas em caso de exposição ao vírus.

O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) emitiu um comunicado e disse ter recebido “com entusiasmo os resultados”. Com o potencial do medicamento, a Unaids pediu que a empresa libere a patente do remédio para permitir que haja uma produção genérica e uma ampliação do acesso em países de média e baixa renda.

Fonte: Metro1

Next Post

Utilidade pública: Feira de Saúde acontecerá na praça do residencial Linha Verde no dia 26 de Julho em Alagoinhas

Qui Jul 25 , 2024
Entre os serviços disponíveis, os participantes poderão contar com consultas nas especialidades de oftalmologia, cardiologia, ginecologia, fisioterapia, odontologia e clínica geral. Além disso, serão realizados procedimentos como vacinação, ultrassonografia, eletrocardiograma e exames laboratoriais, garantindo um atendimento abrangente e eficaz. No próximo dia 26 de julho, a partir das 08h, a Praça do Residencial Linha Verde será […]

Postagens