Dados do Tribunal Superior Eleitoral divulgados nesta terça-feira (24) apontam que, na Bahia, o aplicativo e-Título, oferecido gratuitamente pela Justiça Eleitoral, já foi baixado mais de 4,6 milhões vezes. Somente em 2024, ano das Eleições Municipais, mais de 334 mil baianos realizaram novos registros na plataforma. Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo permite o acesso à versão digital do título de eleitor, desde que o documento esteja regular. A plataforma também se destaca por sua acessibilidade, com recursos especialmente desenvolvidos para atender pessoas com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo.
Serviços disponíveis
Em operação desde 2017, o e-Título oferece diversos serviços, como consulta ao local de votação, justificativa de ausência no dia da eleição ou após o pleito, emissão de certidões de quitação eleitoral, de crimes eleitorais e de participação em trabalhos eleitorais, além do acesso ao título eleitoral em formato PDF para impressão e a possibilidade de inscrição como mesário voluntário.
O aplicativo também pode ser utilizado como documento de identificação no dia da eleição, desde que contenha a fotografia do eleitor. Se a foto não estiver disponível no aplicativo, será necessário apresentar um documento oficial com foto no momento da votação.
Como baixar o e-Título?
O e-Título está disponível nas lojas de aplicativos Play Store, para dispositivos Android, e App Store, para dispositivos Apple. Após a instalação, o eleitor deve preencher os campos solicitados com nome, data de nascimento, número do título eleitoral ou CPF, e nome dos pais. Após o preenchimento, o aplicativo fará algumas perguntas de segurança. Em seguida, será necessário criar uma senha entre 8 e 70 caracteres alfanuméricos. Com isso, a versão digital do título de eleitor estará disponível.
Fonte: Alô Bahia