Alagoinhas apresenta experiência de sucesso de vacinação contra COVID-19 na II Oficina Nacional do ImunizaSUS

Foto: Arquivo Pessoal

Trabalho realizado pela equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde de Alagoinhas foi selecionado para participar da II Oficina Nacional do ImunizaSUS, evento que começou nesta segunda-feira (18), em Brasília. A oficina reúne profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Brasil e busca fortalecer as ações de imunização nos territórios.

O tema do trabalho apresentado foi o relato da experiência exitosa da imunização contra o vírus da Covid-19 em Alagoinhas, cujos autores foram Telma Pio, Eliziane Freitas e João Teixeira.

Telma Pio, diretora da VISAU e uma do que idealizaram o projeto, explica que a intenção era mostrar a todos que Alagoinhas conseguiu fazer um bom trabalho de vacinação contra Covid-19 e que estratégias foram usadas para chegar ao resultado obtido. “Com nossas estratégias, conseguimos reduzir óbitos e uma diminuição muito grande do número de casos. Alcançamos um grande quantitativo de vacinação de primeira e segunda doses, chegando a quase 100% de cobertura. Com a ajuda do nosso gestor, o prefeito Joaquim Neto, de toda a equipe da SESAU, da Secretaria de Assistência Social, nós conseguimos fazer uma vacinação eficaz”, avalia Telma.

Ao falar do trabalho, a diretora lembra das ações de vacinação da população quilombola, de como Alagoinhas foi o primeiro município a vacinar a população da zona rural, dos mutirões de 36 horas de vacinação e da vacinação itinerante. “No início foi tudo muito difícil; recebíamos poucas doses e o prefeito trabalhava para providenciar mais doses e fazer a distribuição em cada localidade. Foi um trabalho muito gratificante para nós e de muito êxito”, relembra Telma.

A apresentação do trabalho em Brasília coube a João Teixeira, servidor efetivo do município que atua na Central de Imunização. “Além de mostrarmos a grande efetividade que nosso município tem quando se trata de imunização, ainda é possível compartilhar e conhecer outras experiências de sucesso em todo o Brasil, que podem contribuir para o fortalecimento das ações em Alagoinhas”, avaliou João.

O evento, promovido pelo Conselho Nacional de Secretárias Municipais de Saúde (Conasems), segue até o dia 20, quarta-feira.

Fotos: Arquivo Pessoal

Fonte: SECOM

Next Post

Governo ordena suspensão de publicidade de bets a crianças e adolescentes

Qua Nov 20 , 2024
Multa diária no valor de R$ 50 mil deve ser aplicada para bets que descumpram ordem A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), divulgou nesta terça-feira (19) uma determinação para que as “bets” interrompam qualquer forma de propaganda de jogos de apostas virtuais direcionada para crianças e adolescentes […]

Postagens