Alagoinhas recebe nova ambulância para atendimento do SAMU

Foto: Júlia Prado/Ministério da Saúde

Alagoinhas segue sendo destino de investimentos na assistência à saúde da população. Nesta terça-feira, 17, o município recebeu do Ministério da Saúde uma nova ambulância para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU. A solenidade de entrega ocorreu em Sorocaba – SP e contemplou 179 municípios de 15 estados brasileiros. A iniciativa faz parte do Novo PAC e contam com um investimento de R$74,5 milhões.

A vinda do veículo para Alagoinhas já está em andamento e logo estará em uso no atendimento aos cidadãos, integrando o serviço que tem sido uma referência para a saúde pública da região que presta atendimentos de urgência e ajuda a salvar vidas.

“A saúde foi um dos alicerces da minha administração, já que, como médico, sei da realidade e das necessidades da nossa população. Por isso fico feliz ao ver os serviços sendo prestados em melhor condição para nossa gente. Com uma nova ambulância, aumentamos a efetividade do socorro prestado pelo SAMU, melhorando ainda mais o atendimento e o tão necessário transporte de pacientes”, avaliou o prefeito Joaquim Neto.

Com a renovação da frota do SAMU, o Ministério da Saúde espera que haja mais agilidade, conforto e dignidade para os pacientes que necessitem de atendimento de urgência e emergência.

O atendimento do SAMU começa com a chamada telefônica, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. A ligação é gratuita e os técnicos identificam a emergência e coletam as primeiras informações sobre as vítimas e sua localização. Em seguida, os casos são passados ao Médico Regulador, que presta orientações de socorro às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário. Dos atendimentos feitos pela SAMU em Alagoinhas, 85% são as emergências clínicas. O restante dos casos se dividem entre traumas, emergências psiquiátricas e um número menor de emergências obstetras e pediátricas.

O SAMU integra Política Nacional de Atenção às Urgências do Ministério da Saúde e funciona 24h por dia. Para acessar o serviço, o cidadão pode ligar para gratuitamente para o número 192, receber orientações e solicitar veículos tripulados por equipes especializadas.

Fonte: SECOM

Next Post

Prefeitura de Alagoinhas assina novos contratos do Programa Minha Casa Minha Vida

Ter Dez 17 , 2024
Nesta segunda-feira (16), o prefeito municipal de Alagoinhas, Joaquim Neto, assinou, numa agência da Caixa Econômica Federal, em Feira de Santana, o contrato para a construção de 250 casas no Parque Moreira/Baixa da Candeia. A iniciativa faz parte do Programa Minha Casa Minha Vida e vai contar com investimentos de mais de R$ 41 milhões. De […]

Postagens