O Gabinete de Crise da Prefeitura de Alagoinhas está monitorando os impactos da chuva que começou a cair nesta sexta-feira, 10. O trabalho integrado reúne representantes da Defesa Civil, Guarda Municipal, Superintendência de Trânsito, Secretaria de Desenvolvimento Social, entre outros órgãos.
A vigilância é permanente. O volume da chuva e a temperatura são monitorados por meio do Sistema de Monitoramento de Tempo e Clima (Fenaben), que utiliza uma rede de estações meteorológicas para coletar dados sobre as condições climáticas. Além disso, pluviômetros do município fazem medições digitais com boletins emitidos a cada hora. No campo, equipes da Defesa Civil e da Secretaria de Desenvolvimento Social visitam pontos historicamente críticos da cidade, avaliam a possibilidade de alagamento e deslizamento de terra, e apoiam as famílias sempre que necessário.
O trabalho ágil também envolve equipes de Manutenção. Na Rua Nossa Senhora da Conceição, bairro de Alagoinhas Velha, trabalhadores com escavadeira, caçamba e outros equipamentos retiraram o entulho que estava provocando alagamento e direcionando a água para dentro das casas. “Cheguei do trabalho e havia uma vazão terrível de água aqui, que há muito tempo vem tendo, mas a Prefeitura está resolvendo e já tirou a lama, graças a Deus”, comemora a secretária administrativa Dorian Mary dos Santos Pereira, 57 anos.
Ações previstas no plano de governo
A adoção de medidas para evitar alagamentos e desastres ambientais causados pela chuva está prevista no plano de governo municipal. O prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, reforça que a Prefeitura está trabalhando para prevenir os impactos dos temporais, mas pede que a população colabore, principalmente, descartando o lixo de forma correta.
“O lixo jogado na rua entope bueiros, sistemas de drenagem e provoca alagamentos. Dentre outros transtornos, isso é um risco à saúde pública. Portanto, a participação de todos os cidadãos é fundamental para que a gente consiga manter uma cidade mais limpa e segura”, comenta Gustavo.
Contatos da Defesa Civil
De acordo com a Defesa Civil, a previsão é de que o período chuvoso ocorra até a próxima quarta-feira, 10. Em caso de emergência, os cidadãos podem entrar em contato com o órgão pelos telefones: (75) 9.9974-3882 (WhatsApp) ou 3423-8308.
Fonte: SECOM