Apenas doze candidatos de nove estados brasileiros conquistaram nota mil no exame; o número é 48 vezes menor que 2023
Doze candidatos conseguiram alcançar a nota máxima do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, segundo resultados divulgados nesta segunda-feira (13). Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), o número de notas mil é o menor registrado em dez anos. Anteriormente, o menor número registrado era o de 2022, após a pandemia. Na época, 18 alunos tiveram a nota máxima.
Apenas nove estados brasileiros tiveram candidatos que conquistaram nota mil no exame. São eles: Alagoas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e São Paulo, além do Distrito Federal.
Minas e Rio são os únicos estados que tiveram mais de um aluno com a pontuação máxima. O único candidato de escola pública que alcançou a nota é de Minas Gerais. Os demais são da rede particular.
A nota média da redação no Enem 2024 foi de 660 pontos — 5 pontos a mais que a nota média de redação registrada na edição anterior do exame, de 645 pontos. Na edição de 2024, o tema da redação foi “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Apesar disso, este ano houve uma queda expressiva no número de notas máximas na redação do Enem. Em 2023, 60 candidatos alcançaram a nota máxima, sendo quatro de escolas públicas.
Fonte:Metro1