A Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), realizou, nesta sexta-feira (30), o patrulhamento de uma área da COOPAMA, onde será construída uma fábrica de beneficiamento de mandioca. O projeto de agroindústria é financiado pelo Programa Bahia Produtiva, do governo do Estado, sob responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Rural e da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional.
A Prefeitura também fornecerá uma bomba ao projeto, beneficiando os agricultores familiares que vendem seus produtos via cooperativa. Como contrapartida, a COOPAMA cederá, à administração municipal, 20 tarefas de terra, que serão tornadas uma unidade produtiva, para nela fazer um consórcio de culturas.
“Nesse modelo, o agricultor poderá plantar mais de uma espécie, em uma mesma área, intermediando um cultivo principal, (ex. laranja), com outro, como mandioca; ou café e pimenta”, explicou Jesse Bicodepena, diretor de Articulação de Desenvolvimento e Apoio à Agricultura Familiar da SEMAG.
“Esse é um projeto piloto que beneficiará a comunidade, sendo administrado pela Secretaria de Agricultura”, continuou o diretor.
O presidente da COOPAMA, Dário Nascimento, manifestou contentamento com o início das obras, agradecendo o apoio da SEMAG. “Essas parcerias com as Associações e Cooperativas são muito importantes para o desenvolvimento da zona rural”.
Fonte: SECOM/Alagoinhas