Uma das mais importantes lideranças políticas locais, o vereador licenciado, Jorge Gonçalves, o “Jorge da Farinha”, retorna ao primeiro escalão da Prefeitura Municipal de Alagoinhas, à frente da Secretaria de Governo (SEGOV).
O novo secretário, que já possui mais de 17 anos de vida pública, assinou o termo de posse na noite desta quarta-feira (1º), no Hotel Absolar, em cerimônia comandada pelo prefeito Joaquim Neto. Além de Jorge da Farinha, o chefe do Executivo Municipal também dividiu a mesa com o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos (SESEP), Roberto Torres, o presidente da Câmara, José Cleto, a secretária de Cultura, Esporte e Turismo (SECET), Iraci Gama, e o ex-secretário da SEGOV, André Barros, que deu as boas -vindas e elogiou a escolha do novo gestor. “A vinda de nosso amigo Jorge da Farinha ao governo traz para a gente um novo horizonte, ele possui uma relação muito maior com o legislativo, e isso nos deixa muito mais confortável em passar o bastão, porque sabemos que daqui pra frente [o trabalho] será muito bem tocado”, disse.
Também participaram do evento secretários, vereadores da base do governo municipal e da oposição, a ex-prefeita de Araçás, Maria das Graças Trindade, o suplente do Partido Liberal (PL) Osmário Carneiro, que vai ocupar o cargo do secretário na Câmara Municipal, o político alagoinhense, João Rabelo, familiares e apoiadores de Jorge da Farinha.
Pasta estratégica e central na gestão da cidade, entre as atribuições da SEGOV estão a de dialogar com todas as lideranças políticas, sejam elas apoiadoras do executivo municipal, ou não. É também papel do secretário municipal de Governo intermediar a comunicação entre os demais secretários, fazer a interlocução com a sociedade civil, e acompanhar todos os documentos afetos ao relacionamento com o Poder Legislativo, como as tramitações de Projetos de Lei de autoria do Executivo que poderão ser transformados em leis, convênios, decretos e a publicação destes documentos.
De acordo com o prefeito Joaquim Neto, a notória habilidade para o diálogo e o trânsito entre diferentes campos políticos foram as principais razões para a escolha. Ele agradeceu fortemente ao empenho de André Barros e ressaltou que a experiência política do novo secretário vai contribuir para manter a integração do governo e possibilitar uma articulação ainda maior. “ Áreas que ele domina muito bem, por conta das boas relações que construiu em cinco mandatos de vereador e durante o período em que esteve à frente da Secretaria Municipal de Relações Institucionais. A alternância é útil para democracia, e o governo precisa muito dessa integração para que Alagoinhas continue se desenvolvendo”, disse Joaquim Neto, que também agradeceu o apoio à nomeação e às presenças dos vereadores da oposição Thor de Ninha, Juci Cardoso e Luciano Almeida.
Em seu primeiro discurso como gestor da Secretaria de Governo, Jorge da Farinha agradeceu pela oportunidade e pela confiança depositada. “Esse é mais um desafio que assumo no Governo Joaquim Neto e me sinto feliz pela confiança. Darei continuidade ao trabalho que André Barros vinha fazendo, com a certeza de que contarei com o suporte de todos os secretários, do Grupo da Farinha e do prefeito Joaquim Neto”, declarou.
Nascido na comunidade do Espinho, zona rural de Alagoinhas, Jorge da Farinha traz no currículo cinco mandatos seguidos como vereador. Foi eleito pela primeira vez em 2004, como o vereador mais voltado do partido PTC. Ao longo da carreira política foi vice-presidente da Câmara (2007-2008), presidente da Câmara (2009-2010), líder da oposição, líder do governo por três vezes, secretário municipal de Agricultura (2015 – 2016), e secretário de Relações Institucionais nos anos de 2019 e 2020.
Fonte: SECOM/Alagoinhas