De acordo com o relatório bianual sobre o estado da Pesca e Aquicultura, o consumo de pescado aumentou sensivelmente em todo o mundo, com uma média anual de crescimento variando em torno de 3,1%. No Brasil não é diferente, com a ampliação na produção de pescados. O país é o quarto maior produtor de tilápia do globo, responsável por 55,4% da produção do país, conforme o Anuário 2020 da Peixe BR.
Diante desse cenário otimista, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretaria de Agricultura (SEMAG), planeja fomentar a piscicultura no município. Nesse sentido, uma equipe da SEMAG, formada pela Diretoria de Agricultura Familiar e técnicos da Secretaria, esteve, nesta quarta-feira (15), na Bahia Pesca, a fim de buscar capacitação para implementação de um criadouro de peixes na cidade.
Segundo o diretor de Articulação, Desenvolvimento e Apoio à Agricultura Familiar da SEMAG, Jesse Bicodepena, “já existe, no município, pequenos criadores de peixes que, infelizmente, não têm como obter linhas de crédito via Banco do Nordeste porque não são devidamente capacitados para a prática da piscicultura. É isso que a SEMAG quer na parceria com a Bahia Pesca, capacitar para ampliar. ”
“Além disso, a possibilidade de efetivar a piscicultura em nosso município é mais um motor para aquecer a nossa economia”, destacou o prefeito Joaquim Neto.
Fonte: SECOM/Alagoinhas