Em entrevista a rádios do interior, Rui Costa (PT) também descartou autorizar que eventos liberem a entrada de pessoas com apenas uma dose do imunizante
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), afirmou nesta segunda-feira (20) que, caso seja necessário, acionará o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos contra a Covid-19. Em entrevista a rádios do interior, ele afirmou que a orientação é que todos os 417 municípios baianos ignorem a recomendação do Ministério da Saúde de suspender a imunização desse público.
“Nossa orientação é de não seguir a orientação do Ministério [da Saúde] no tocante a não vacinar adolescentes. Não tem nenhum sentido nisso. O presidente da República e seu ministro de plantão, desde o início da pandemia, têm trabalhado pra dificultar o combate ao vírus. Eu poderia estar aqui relatando dezenas de situações que isso aconteceu. Portanto, eu quero aqui recomendar que a gente continue com todos os municípios a vacinação das pessoas. Porque é a vacina que salva vidas humanas, protege as pessoas. Se necessário for, nós iremos ao STF pra garantir esse direito das pessoas”, declarou o governador.
“O mundo inteiro, o planeta inteiro, os principais países do mundo, estão vacinando acima de 12 anos de idade. Então não faz sentido nenhuma essa suspensão. Isso pode colocar em risco todo o esforço feito até aqui pra conter essa doença”, acrescentou. “Quando há um conflito entre o interesse individual e o interesse coletivo, principalmente tratando de saúde, de epidemia, de pandemia, prevalece o direito coletivo, ou seja, a vida da sociedade, a vida das pessoas, tem que valer.”
Fonte: Metro1