A passagem de uma tempestade de areia surpreendeu moradores da cidade de Franca, no interior de São Paulo, neste domingo (26/9). Satélites do Instituto Nacional de Meteorologia mostraram que o local registrou ventos intensos de até 60 quilômetros. A enorme nuvem rapidamente transformou o dia em noite e os registros feitos pela população viralizaram nas redes sociais.
Franca SP tempestade de areia pic.twitter.com/j0agqhNlCq
— ranieri giuliano Fernandes 🇧🇷🇧🇷 (@ranierigiuliano) September 26, 2021
teve tempestade sim, tempestade de areia pic.twitter.com/srl3umdmSg
— bel (@buckytoddy) September 26, 2021
Tempestade de areia em Franca – SP. Depois vêm falar que o ser humano não interfere no meio ambiente. Culpa desses cornos que queimaram tudo aqui em volta. pic.twitter.com/dr7UFmmiax
— Felipe Gomes (@felpizi97) September 26, 2021
https://twitter.com/SueliLo58075493/status/1442291706515255298?s=20
O fenômeno é comum em países da Ásia, onde é conhecido como “haboob”. Ele é causado por temporais de chuva com ventos fortes que, ao entrarem em contato com o solo seco, encontram resquícios de queimada, poeira e vegetação, os quais acabam criando um “rolo compressor” de sujeira que pode chegar a até 10 quilômetros de altura, segundo a meteorologista Estael Sias, da MetSul.
A tempestade de areia deste domingo passou ainda pelas cidades de Presidente Prudente, Jales, Araçatuba, Barretos e alguns locais de Minas Gerais, que fazem fronteira com o estado de São Paulo. O Metsul afirmou ainda que satélite mostraram que se formaram fortes áreas de instabilidade associadas ao calor da região.
“Como o tempo vinha muito seco com chuva escassa por semanas e em algumas cidades até por meses, o solo estava muito seco e com grande quantidade de poeira. Com as nuvens carregadas e o vento forte se formou a tempestade de poeira”, explica a agência de meteorologia.
Fonte: Aratu On