As provas vão acontecer em dois finais de semana
As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) começam neste domingo (21), com versões impressas e digitais. Mais de 3 milhões de estudantes deverão fazer a prova, sendo que no total 68.891 optaram por realizar a prova de forma digital, ou seja, por computador.
O grande desafio do exame ainda é a pandemia de Covid-19, para isso, deverá ser cumprido algumas exigências obrigatórias.
As provas vão acontecer em dois finais de semana, no domingo 21 e no próximo dia 28. A prova impressa e digital serão aplicadas no mesmo dia. Serão 180 questões objetivas e uma redação.
Provas do dia 21 de novembro
Linguagens, códigos e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias. Nesse dia também será realizada a redação. O tempo total será de 5h30.
O aluno poderá, se precisar, ir ao banheiro, basta escolher a opção “Sim, pausar”, no entanto, o tempo que perder, não será descontado.
O aluno que tiver dúvida poderá destacar aquela questão para revisar antes do fechamento.
Provas do dia 28 de novembro
Nesse dia serão aplicadas as seguintes provas:
ciências de natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, mantendo a mesma forma para quem for realizar de forma digital. A duração será de 5 horas.
O aluno que escolheu a prova digital deverá comparecer ao local indicado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), já que ela não poderá ser feita em casa. Outro detalhe, o estudante não terá acesso a internet, a ferramentas como Word, calculadora, entre outros.
Serão 45 questões de múltipla escolha em cada prova e uma redação. As pessoas que optarem pela prova digital, a redação deverá ser feita em papel, pois não será possível digitar. Ou seja, mesmo fazendo prova de digital você deverá levar caneta de acordo com as instruções do organizador.
Atenção
O gabarito poderá ser acessado 30 minutos depois que o estudante deixar o local onde realizou as provas.
O que levar e o que não levar no dia da prova?
De acordo com o edital do Enem, os itens obrigatórios e permitidos no dia do exame são:
- Documento original com foto: RG, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros e refugiados, passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), entre outros. Não é válido a apresentação de carteirinha de estudante, crachá ou cópia mesmo autenticada de documento original.
- Álcool em gel
- Máscara
- Cartão de confirmação de inscrição
- Caneta preta
- Lanche
Já os itens abaixo não são permitidos e alguns podem até resultar na eliminação do candidato:
- Telefones celulares e quaisquer equipamentos eletrônicos – estes devem ser mantidos desligados e devidamente guardados no envelope porta-objetos. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas e/ou drogas ilícitas.
Queda no número de inscritos
O exame de 2021 teve o número de pessoas com a inscrição confirmada menor número desde 2005. Houve queda superior a 82 mil inscrições em comparação com 2020. No Ceará, a queda foi de 25% nas inscrições, quando comparados os dados de 2020 e 2021. No ano passado, apresentaram pedido de inscrição no estado 325.706 candidatos. Neste ano, foram 243.414.
O número final de candidatos habilitados a realizarem o exame pode cair ainda mais, uma vez que o pagamento da taxa de inscrição, de R$ 85, pode ser feito até segunda-feira (19). Sem essa validação, a inscrição não é concluída.
Exames digital e impresso
De acordo com o Inep, 240.114 candidatos escolheram fazer o Enem na versão impressa, enquanto 3.300 optaram pela versão digital. Diferentemente da última edição, as duas provas serão aplicadas nas mesmas datas (21 e 28 de novembro de 2021).
Conforme o Inep, o Enem Digital é exclusivo para quem já tiver concluído o ensino médio ou deve terminá-lo neste ano. Os “treineiros”, participantes interessados em fazer o exame para testar seus próprios conhecimentos, só puderam optar pela prova impressa. Os exames de ambos serão iguais, com as mesmas provas, itens iguais e mesma redação.
Fonte: JC