Durante o Mutirão de Limpeza Urbana de 2022, promovido pela Secretaria de Serviços Públicos (SESEP), a Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) realizará ações de conscientizações contra arboviroses provocadas pelo mosquito Aedes Aegypti.
A SESAU disponibilizará equipes da Vigilância de Endemias para alertar a população, fazendo o trabalho educativo, e com limpeza de todo material que tenha no quintal das residências. Por meio da SESEP, o material será coletado e descartado corretamente.
A ação da Saúde terá o mesmo calendário de visitas do Mutirão de Limpeza, com o cronograma de bairro a bairro: de segunda a sábado, das 7h às 15h20, nos bairros Barreiro e Santa Terezinha, e no turno da noite, das 16h às 22h, os serviços estarão concentrados nas Urbis I e II. Rua do Catu, Mangalô, Teresópolis e Petrolar são as próximas localidades previstas na programação do mutirão de serviços de limpeza.
Índices
O levantamento de sistemas e dos Índices Entomológicos realizados pela Vigilância de Endemias em Alagoinhas, apontou que a cada 1,2 domicílios de cada 100 casas da cidade possuem parcialmente um indicador de foco do Aedes Aegypti. Ou seja, a Infestação Predial (IIP) está em 1,2%, número acima indicador registrado no ano passado, que era de 0,7%. Porém, as notificações tem se mantido estáveis em relação ao mês de dezembro, com um total de 02 casos suspeitos.
Fonte: SECOM Alagoinhas