Comércio e empreendedores estão otimistas com Dia dos Pais

Data que é uma das mais importantes do varejo gera expectativa de aumento de até 30% nas vendas

Foto: Reprodução

De olho no Dia dos Pais, uma das datas mais importantes do calendário do varejo como um todo, donos de pequenos negócios esperam um incremento nas vendas de até 30% nesse mês de agosto. O empresário Felipe Sica, franqueado da Lupo com dez lojas no estado, e dono da rede de calçados Leão de Ouro (outras dez unidades), aposta em uma maior saída, principalmente, de pijama, cueca, meia, sapato, tênis, carteira e cinto.

“Para o setor vestuário é ainda mais relevante (a data)”, conta Felipe Sica, ressaltando que o ticket médio dos presentes para o período gira em torno de R$ 150.

Não importando se produto ou serviço, o que vale nessa hora é a marca se posicionar, destaca o gerente regional do Sebrae em Salvador, Rogério Teixeira.

“Pode ser um voucher de lavanderia dizendo, olha aqui, meu pai, para você lavar ternos, roupa de cama. Uma agência de viagens pode ofertar pacote de final de semana, diária em hotel, passagem aérea. Precisa aproximar”, afirma.

Rogério Teixeira lembra que é possível impulsionar até mesmo negócios, em tese, voltados para a mulher, já que “muita figura feminina exerce ao mesmo tempo papel de pai e mãe”. “Fique feninina com a identidade paterna. Muitas famílias são lideradas por mulher. Quer dizer, tem de tematizar, usar da criatividade, dominar o digital (redes sociais)”.

“Cuide bem da figura que fez o papel de pai, essa é a mensagem. Mas precisa conversar com o público, dialogar. Inovar é fundamental”, fala Rogério, lembrando que quem ainda não programou dá tempo de organizar, e o melhor, sem gastar. “Pega o que tem no estoque, prepara para entregar, diminuir a distância entre pai e filho, oferece levar em casa, com zelo, uma embalagem diferenciada. Tem muito restaurante trabalhando bem a reserva de mesas com horário agendado, o delivery também programado e mais personalizado, com garantia de entregar uma refeição quentinha”.

“Reforçando” ainda que dono de pequeno negócio não pode “se dar ao luxo de perder as oportunidades das datas” comemorativas.

“Criatividade é fundamental. Decisão de compra é a resolução de um problema, e você pode criar um problema para vender solução. Pais também são avós, por exemplo. O importante é o negócio comunicar”.

Aqui na capital, grandes centros de compras, o comércio de rua e empreendedores digitais anunciam ações com o objetivo de despertar a atenção do público.

Até o próximo sábado, clientes do Salvador Shopping com compras acima de R$ 500 podem trocar as notas fiscais por camisa exclusiva da “baiana” Soul Dila para torcer pela Seleção Brasileira na Copa do Mundo.

Os participantes têm a opção de escolher entre dois dos modelos, “Isso é Brasil” (amarela), e a “Vamo Nessa” (azul), no posto de trocas instalado na Praça Central – Piso L1. A campanha segue até durar o estoque.

Brincadeira em família

Com o mote “O pai tá off e vai ser top”, o Shopping Bela Vista montou uma arena de jogos e brincadeiras “das antigas” para pais e filhos aproveitarem um momento “desconectado do celular”, explica a gerente de marketing Juliana Brandão.

“Este ano, a gente focou a ação em uma área de entretenimento e de relacionamento com a família. A gente sabe que no Dia dos Pais já existe um movimento de compra muito bom e interessante, mas quisemos privilegiar realmente no relacionamento com o cliente”, diz.

A ação vai até o próximo domingo, com fliperama, bolas de gude e jogos de tabuleiro, como botão, dama, ludo e xadrez. Juliana informa que a campanha conta com o engajamento na internet de influenciadores “embaixadores” do centro de compras.

Ela diz que o item mais procurado nessa época continua sendo vestuário e que a expectativa geral é de um aumento das vendas em torno de 15%. “É mais roupa, calçado, acessório. Isso pelos números que a gente recebe dos lojistas sobre resultado, podemos dizer e no Dias dos Pais os principais presentes são esses, e eletrônicos”.

Jeremias Vitória Ramos é proprietário da loja de moda masculina Hizzon, no Bela Vista, e espera elevar o faturamento em agosto, em comparação com meses anteriores. “Na semana dos pais fazemos um investimento maior em termos de mercadoria, então esperamos um resultado positivo, pelo menos um aumento entre 20% e 30% porque a gente tem essa expectativa em cima das vendas”.

Ele, contudo, reconhece que a conjuntura econômica atual não é das melhores. “Temos que olhar para a realidade do momento, viemos acompanhando um crescimento lento. Há uma expectativa, sim, mas não aquela coisa do passado, na qual a gente se programava para uma coisa que surpreendesse muito”

A aposta principal de Jeremias para a data são kits de camisa polo, ou básica de algodão, com três peças por R$ 100. “Temos camisas de linha de maior qualidade no material e com preços bons, muita coisa interessante. E a gente sempre coloca algum desconto a mais, por conta do movimento, para atrair um público maior”.

*Sob supervisão da editora Cassandra Barteló

Olga Leiria / Ag. A TARDE

Felipe aposta em uma maior saída de produtos como meias e sapatos

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