Buscando promover mais qualidade nos serviços prestados à comunidade alagoinhense, a Prefeitura de Alagoinhas, por meio da Secretária de Saúde Municipal (SESAU), realizou no último sábado (27) o I° Workshop de Regulação Médica das Urgências voltado para os profissionais de saúde de Urgência e Emergência, no auditório da Faculdade Estácio.
Durante toda a manhã, médicos, técnicos auxiliares em regulação médica, enfermeiros, técnicos de enfermagem, e todos os profissionais que atuam na linha de frente, puderam aprender na prática todo o processo desde o atendimento na central até acionamento dessas unidades. Para a secretária de Saúde, Laína Passos, esse foi mais um momento de investimento em atualização do conhecimento e educação permanente das equipes. “Esse treinamento faz parte da nossa programação de capacitações. Estamos aprimorando nossa técnica de atendimento ao público para melhor eficiência, eficácia e qualidade do serviço prestado à população”, comentou.
Segundo Silvia Teles, coordenadora geral do SAMU Regional, a capacitação de todos os profissionais da rede a cerca de acionamento do serviço é um avanço. “A gente sabe que é bastante complicado esse tipo de atendimento. Muitas vezes as pessoas não entendem quando eu devem acionar o serviço. Então a gente tem que começar dentro da nossa casa, com os profissionais. Eles tem que estar cientes quando devem estar fazendo esse acionamento e serem multiplicadores para a sociedade. Esse é mais um avanço na saúde não só municipal, mas regional”, afirmou a gestora.
A capacitação foi ministrada pelo Dr. Paulo de Tarso, médico que participou da implantação da Regulação Médica na Bahia, que destacou a importância da promoção de ações como essa. “Esse evento marca o pontapé inicial na nossa promoção e incentivo a parte da iniciação científica voltada para as peculiaridades da nossa regional. É assim que conseguimos capacitar e orientar nossos profissionais acerca do processo da regulação médica das urgências, um processo difícil, já que temos uma complexidade muito grande nos hospitais e nas referências regionais, além de promover uma articulação alinhada para que toda a assistência à população seja feita de forma ágil e igualitária”, explicou.
O evento organizado pelo Núcleo de Educação às Urgências do SAMU Regional de Alagoinhas, também contou com a mediação de Dr. Vinicius Lago, coordenador médico da Regional SAMU de Alagoinhas.
Confira mais imagens:
Foto: Roberto Fonseca / SECOM
Fonte: SECOM Alagoinhas