Com a participação de, aproximadamente, 200 ciclistas, foi encerrada, neste domingo (25), a Semana Nacional de Trânsito 2022, que promoveu uma série de ações com o propósito de conscientizar a sociedade sobre a importância de um trânsito mais seguro. Integrantes dos grupos Calangos do Asfalto, Amigos da Trilha e Escuderia Bike marcaram presença no passeio ciclístico.
“Juntos Salvamos Vidas” foi o tema norteador da campanha, coordenada pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), em parceria com as secretarias municipais de Educação, Saúde, Governo, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Guarda Civil Municipal, PM, CBM, Braserv, Coopecar, Aprovat, Protecar, autoescolas (Trevo, Baliza, Autotran e Capacita) e CETASS.
O turismólogo, microempreendedor individual e integrante do Conselho Municipal de Turismo, Almir Rodrigues dos Santos, era só alegria durante o percurso . “O evento foi de suma importância para a conscientização da população. Para mim, foi bastante agradável e motivador”. Os cem primeiros participantes ganharam uma camisa do evento, além disso, um farto café da manhã foi servido aos ciclistas.
Segundo o Superintendente da SMTT André Barros, o passeio ciclístico foi a cereja do bolo de uma programação que foi iniciada no dia 19 de setembro, na Câmara Municipal de Vereadores, com ênfase na Educação como o melhor caminho para a construção de um trânsito mais humano. Na ocasião, o subtenente da Polícia Militar, Alex Cunha, proferiu uma palestra sobre Direção Defensiva. Ao longo dos dias, também foram realizadas blitzes educativas, stands com exposições e panfletagens voltadas para as boas práticas no trânsito e redução de acidentes. Na Praça J.J Seabra ainda teve aferimento de pressão e teste para medir a glicemia capilar, disponibilizados pela CETASS.
“Ao longo do ano, a SMTT desenvolveu diversas ações voltadas para a educação no trânsito, a fim de polir e educar os condutores, assim como os pedestres, que também fazem parte”, declarou o superintendente André Barros. “Precisamos sentir que existe responsabilidade por parte do motorista. Nossa missão é melhorar o trânsito e diminuir o número de mortes, pois salvar vidas é o nosso maior patrimônio”.
Fotos: Roberto Fonseca