Uma nova opção de futuro se inicia para os egressos dos cursos de Redefinição de corte e finalização de cabelos afros, Excel básico e avançado, Marketing Digital, Cake design – aperfeiçoamento, Produções à base de mandioca, Técnicas básicas de panificação e Culinária para festa infantil. Na manhã desta segunda-feira (26), eles foram certificados no auditório do SENAC, com a presença de representantes da Prefeitura de Alagoinhas, patrocinadora das capacitações, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA).
Nessa primeira etapa, 60 estudantes foram formados, mas o número aumentará para 140, com a conclusão dos cursos que ainda estão em andamento, o de Cabeleiro (416 h), Barbeiro (176 h) e Cuidador de idosos (160h).
Para a entrega dos certificados, foi formada uma mesa solene com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Bruno Fagundes, o presidente da ACIA José Carlos Garcia , o subsecretário da SEDEA Euller Fonseca , a responsável da SEDEA pelos cursos Luziana dos Santos e a gestora do Senac/ Alagoinhas Naiara Deiro. O presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Alagoinhas e Região(Sicomércio), Benedito Vieira, foi representado por Milena Barbosa e lembrado por Naiara Deiro, “a vinda do Senac para o município se deve muito a ele”.
A gestora da unidade do Senac informou que os cursos desenvolvem competências profissionais de acordo com o que o mercado exige. “Possibilita a empregabilidade e a geração de emprego e renda. O foco é gerar recursos para quem quer melhorar de vida. Muitos dos alunas são mulheres que fazem o papel de arrimo de família” .
Ela também disse que “é um sonho antigo trabalhar com o poder público municipal, levando desenvolvimento educacional para as pessoas crescerem. Em 2022, essa relação foi cada vez mais estreitada com a SEDEA”.
O secretário Bruno Fagundes falou da satisfação em presenciar esse momento na vida dos novos profissionais e agradeceu a direção do Senac, em nome do prefeito Joaquim Neto. Chamou de jovens a todos os participantes das capacitações, e disse que o termo não se referia à idade, mas “a todo indivíduo que não alcançou o seu pleno desenvolvimento e continua a busca por isso, a fim de alcançar sabedoria e melhoria de vida”.
O secretário também deixou uma mensagem motivacional para todos, lembrando os conselhos de seu pai: “o caminho mais fácil nunca será o melhor caminho. A dificuldade de chegar até aqui é a menor de todas. O que vocês conseguiram foi o conhecimento técnico e o que vocês vão precisar, de agora em diante, é de resiliência, falhar, cair, levantar, cair de novo, continuar tentando e não desistir. Isso é que vai diferenciar os bons profissionais, não aceitar o fracasso e transformar o conhecimento em meio de vida e renda”.
“O sucesso estará logo ali, depois da dor”, complementou Bruno, informando que, em 2023, 300 novas vagas serão oferecidas pela Prefeitura só nos cursos do SENAC. “A busca pela inserção do jovem no mercado de trabalho é a maior meta da gestão Joaquim Neto”. O gestor da SEDEA ainda agradeceu à funcionária Luziane dos Santos pelo empenho para a concretização dos cursos.
Luiz Carlos Evangelista, que tem 19 anos e mora no povoado de Estevão fez o curso de Marketing Digital, iniciado no dia 22 de agosto, com aulas até 22 de setembro. “Quero criar uma lojinha para fazer vendas virtuais”. Seu colega Romildo dos Santos Júnior, que tem a mesma idade e também mora em Estevão disse que não conhecia nada do assunto, mas agora já sabe fazer edições de video e designer por aplicativo. Ele é compositor de Trap , subgênero do Rap “e pretendo dar mais visibilidade ao meu trabalho com a ferramenta do Marketing Digital”.
Aos 41 anos de idade, a moradora do Jardim Petrolar Cristiana Reis da Silva, foi aluna do curso de Cake design. Ela disse que já trabalha na área de confeitaria e agora se aperfeiçoou mais uma vez. “A gente aprende técnicas diferentes para conquistar a clientela e aumentar as vendas”, confessou.
Fotos: Roberto Fonseca
Fonte: SECOM Alagoinhas