Lideranças religiosas, comunidades tradicionais e a Rede de Proteção à Mulher participaram de um encontro, na manhã desta sexta-feira (25), no Centro Integrado de Assistência Social (CIAS). A atividade faz parte da Agenda 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a mulher, com o objetivo de combater esse mal que tanto aflige a sociedade.
A data de 25 de novembro foi instituída como o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra a mulher. Como maneira de reforçar a importância dessa luta, a SEMAS lançou o Manual de Proteção Para Meninas e Mulheres em Situação de Violência.
“A ferramenta apresenta os tipos de violência contra a mulher, a rede disponível no município e como acessar cada equipamento”, informou a coordenadora de Proteção à Mulher da SEMAS Jamile Oliveira.
Na ocasião, estiveram presentes o Secretário de Assistência Social Rui Costa Brito; a Coordenadora da Patrulha Maria Da Penha Bárbara Janaína; a Presidente do Conselho do Idoso Regina Souza; o Padre Charles, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida; o Presbítero Carlos Portugal, da Igreja Assembleia de Deus; a vereadora Luma Menezes; e a representante do Conselho de Mulheres e da religião de matriz africana Michele Maria.
“É a Campanha o Amor não Professa Violência: Todos por Elas”, complementou Jamile, explicando que o movimento é feito “com gente que se importa com os direitos humanos da mulherada!”.
A agenda continua até o dia 9 de dezembro, em um encontro com as assistidas do Centro de Referência à Mulher (CRAM).
Confira a programação completa, iniciada no dia 20 de novembro:
1-Stand de Proteção à Mulher: Abordagens, serviços e informações-Ouvidoria nos Bairros -20/11;
2-Campanha o Amor não Professa Violência (Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher)-25/11;
3-Cobstrução do Calendário Municipal dos Direitos Humanos das Mulheres- 29/11- no CIAS;
4-Ciranda da Cidadania para Elas ( Dia mundial de combate a AIDS), às 14hs, na Associação do Riacho da Guia;
5-Campanha do Laço Branco (Dia de Mobilização dos Homens pelo fim da violência contra as mulheres), 06/12, às 8h30, no 4º BPM;
6-Encontro com as assistidas do CRAM: Plano de Segurança Pessoal para Mulheres, 09/12, às 14h no CIAS
Fonte: SECOM Alagoinhas