Ambas as medidas têm como intuito envolver os movimentos populares nas tomadas de decisão sobre políticas públicas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta terça-feira (31), o decreto de criação do Conselho de Participação Social e o Sistema de Participação Social Interministerial, ambas as medidas têm o intuito de retomar o diálogo entre o governo e os movimentos populares, para que eles se envolvam na formulação de políticas públicas.
“Eu aprendi muito com companheiros dos movimentos sociais na minha vida. Aprendo com aplausos e também com as vaias. E fico muito feliz, como presidente, de estar em um encontro como esse hoje” afirmou Lula.
“Quero que vocês saibam que estão participando e que esse conselho vai servir para ajudar a gente a reconstruir ou construir coisa nova, uma participação popular efetiva e que vocês sejam tratados em igualdade de condições, que vocês possam dizer sim da mesma forma que dizer não”, acrescentou
O conselho será presidido por Lula e coordenado pelo ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo (PT), que também será coordenador do Sistema de Participação Social Interministerial.
“Precisamos discutir as políticas públicas de inclusão, de distribuição de renda e diminuição da desigualdade no curso da implementação. Para isso, precisamos integrar educação popular como instrumento de formação de consciência e organização da participação social e multiplicar conselhos populares em torno de todas as políticas públicas”, declarou Macêdo.
Fonte: Metro1