O BNews fez um panorama da situação em Alagoinhas e descobriu os principais nomes que podem aparecer na eleição de 2024 por lá
Reeleito na eleição municipal de 2020 como prefeito de Alagoinhas com 38,23% dos votos, Joaquim Neto (PSD) não vai concorrer no pleito de 2024. Porém, se engana quem pensa que ele vai ficar só observando o parquinho “pegar fogo” durante a corrida eleitoral que se aproxima.
O BNews, que já analisou os cenários em Jequié, Lauro de Freitas, Camaçari e Feira de Santana, fez um panorama da situação por lá. À reportagem, o secretário Municipal de Comunicação (SECOM) da cidade, Márcio Silva Gomes, revelou que, atualmente, nove nomes – entre eles o do vice-prefeito Roberto Torres e de alguns secretários – têm ganhado destaque para ocupar uma vaga na pré-candidatura.
Desses, um será escolhido após pesquisas e receberá o apoio de Joaquim Neto.
Confira os nomes:
Roberto Torres – Vice-prefeito e Secretário de Serviços Públicos;
Cleto da Banana – Presidente da Câmara de Vereadores;
Jorge da Farinha – Vereador;
Bruno de Melo Fagundes – Secretário da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA);
Gustavo Augusto de Souza Carmo – Secretário Municipal de Educação (SEDUC);
João Carlos Costa Rabelo – Secretário Municipal de Governo (SEGOV);
Raimundo Queiroz dos Santos – Chefe de Gabinete do Prefeito (GAPRE);
Maria das Graças de Castro Reis – Secretária Municipal de Infraestrutura.
Oposição que “bate de frente”
A oposição também já começou a se articular para a eleição de 2024 e um alguns nomes mais tradicionais devem entrar na disputa. Um deles é o de Paulo Cezar (Solidariedade), que já foi prefeito de Alagoinhas duas vezes, deputado estadual, vereador e concorreu na última eleição municipal. Ele conta com o apoio do deputado federal Paulo Azi (União) e é ligado ao grupo de ACM Neto, o qual venceu o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Alagoinhas na eleição de 2022.
Outro nome que, provavelmente, pode entrar na corrida é o de Radiovaldo Costa (PT), que já foi vereador na cidade. Ele também foi candidato pela sigla nas últimas eleições para deputado estadual e perdeu. E é importante destacar que o PT em Alagoinhas é oposição ao governo de Joaquim Neto, que, por sua vez, integra o mesmo partido do senador Otto Alencar, o qual, atualmente, está na base de Jerônimo Rodrigues.
Já na Câmara Municipal de Alagoinhas, cinco vereadores são vistos como possibilidades na visão de quem acompanha a política local. Dois deles, inclusive, já declararam que têm interesse em concorrer nas eleições do ano que vem, são eles: Luma Menezes (PDT), que já foi candidata a deputada federal e dialoga bastante com o público jovem da cidade; e Thor de Ninha (PT), o qual é professor, administrador e servidor público.
Os outros são: Luciano Almeia (União Brasil); Juci Cardoso de Cecília (PCdoB); e Jaldice Nunes (União Brasil). Esses nomes, contudo, ainda não são vistos como apostas fortes para o pleito de 2024.
Fonte: BNews