A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (SEDEA) informa que, após avaliação técnica efetuada pelo serviço de Engenharia Florestal da secretaria, autorizou o corte de quatro árvores do gênero Ficus, localizadas na rua Milton Ornelas, ao lado da Igreja Matriz – Catedral de Santo Antônio, no centro de Alagoinhas.
A solicitação para o corte das árvores partiu da Diocese de Alagoinhas, feita por meio de ofício. Após inspeção técnica, foi verificado que as raízes das árvores estão causando danos às edificações da igreja, que atualmente está em obras.
As árvores do gênero Ficus são exóticas e suas raízes agressivas, quando no solo, podem causar destruição de galerias pluviais e de esgoto, fiações enterradas, fundações e o que mais houver em seu trajeto, causando enormes prejuízos materiais. A SEDEA já prevê um projeto de arborização para o referido local, em que pretende, junto com a Diocese, realizar a compensação ambiental com o plantio de espécies apropriadas para a arborização urbana.
Fonte: SECOM Alagoinhas