Nesta quinta-feira (13), a Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social de Alagoinhas, realizou a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social. Com o tema “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento foi realizado na Faculdade Estácio, das 8h às 17h, e abriu suas portas ao público, reunindo diversos segmentos da sociedade, visando melhorias para a assistência social no município.
A presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Leidiany Rocha, explicou que antes da 11ª edição do evento, foram realizadas pré-conferências nas unidades do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e em algumas instituições da rede sócio-assistencial: “cada eixo preparou suas propostas antes, que servirão como diretrizes para definir as prioridades de ação, para que, posteriormente, nesta conferência, os delegados possam de fato priorizar as propostas que nortearão as futuras políticas de assistência social em Alagoinhas”, finalizou.
Durante a programação, aconteceram plenárias para discutir propostas de melhoria de políticas públicas na área de Assistência Social. Com momentos de avaliação e esclarecimentos ricos sobre o tema, os debates foram divididos em cinco eixos, definidos na Resolução n.º 90 do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), no mês de dezembro de 2022, sendo: Financiamento, Controle Social, Articulação entre segmentos, Serviços, Programas e Benefício, e Transferência de Renda.
O secretário municipal de Assistência Social, Rui Costa Brito, enfatizou a importância da iniciativa: “a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social é um momento muito importante para o município. Nós ouvimos as entidades, a sociedade civil e todo um conjunto de pessoas e poderes para traçarmos os caminhos que nos levarão a um SUAS cada vez mais eficiente”, destacou.
O prefeito Joaquim Neto esteve presente na ação, juntamente com a deputada estadual e primeira-dama Ludmilla Fiscina. Ele reforçou o compromisso da Administração Municipal com a assistência social: “é uma honra participar desse momento e ver o engajamento das entidades e da sociedade civil nesse processo. É daqui que sai todos os projetos e planejamentos na area da assistência social em nosso município. Estamos comprometidos em construir um SUAS que atenda às necessidades da nossa comunidade, proporcionando oportunidades e melhorias para todos os cidadãos de Alagoinhas”, afirmou.
Contando com a presença de diversas entidades e organizações sociais sem fins lucrativos e parceiras, como: a Pestalozzi, APAE, Projeto Juvenil, Filhos da Promessa, Conselho de Saúde, a Guarda Municipal, entre outras instituições envolvidas na política municipal de assistência social, o evento foi um sucesso.
Ao final, foram consolidadas as principais sugestões levantadas, que serão encaminhadas para a elaboração de políticas públicas efetivas na área, em prol da população.
Fotos: Rogenis Dias