Municípios da BA notificam frascos de vacina com menos doses; Butatan diz ser ‘falso’

A informação foi confirmada pelo secretário da Saúde Fábio Vilas-Boas nesta terça-feira (13) em entrevista ao Jornal da Manhã

Foto: Mateus Pereira/GOVBA

Pelo menos 30 municípios baianos já notificaram a Secretaria da Saúde (Sesab) sobre frascos da vacina contra a Covid-19 Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, com menos doses do que o previsto.

Cada frasco deve conter 10 doses do imunizante. O conteúdo, de acordo com o Butantan, é de 5,7 ml de vacina. A dose aplicada em uma pessoa deve ser de 0,5 ml, o que deveria levar a uma sobra de 0,7 ml, o equivalente a uma dose extra. Mas o secretário afirma que as prefeituras tem reclamado do contrário, de que os frascos tem chegado com doses a menos.

Vilas-Boas ressaltou que o problema vem sendo relatado também fora da Bahia e rebateu a justificativa do Butantan. O Instituto argumenta que o problema de perda de doses pode estar acontecendo no processo de aspiração do líquido dentro do frasco, e também no uso de seringas e agulhas não recomendadas.

“O Butantan diz que o erro é das pessoas que estão aspirando mais doses, se tivesse ocorrendo ao longo desses três meses de vacinação, já teria identificado”, analisou Fábio Vilas-Boas.

O Instituto Butantan, por sua vez, diz que “é falso informar que houve envase inferior a 10 doses na quantidade de cada frasco da vacina do Butantan contra a Covid-19”. “Aliás, os frascos reúnem 5,7 ml, que podem render até 11 doses (cada dose contém 0,5ml), autorizadas pela Anvisa. O Butantan faz a análise constante dos processos de produção e liberação dos lotes da vacina e reafirma seu compromisso com a qualidade, e com a quantidade, da vacina que mais tem salvado vidas no Brasil”, diz uma nota divulgada pelo órgão.

A entidade ainda destacou como “muito importante” a aspiração correta das vacinas contidas em cada frasco. “O Butantan já produziu informes técnicos para orientar os profissionais da saúde a usarem essas doses extras”, traz a nota.

Por fim o Butantan ainda afirmou que com o objetivo de deixar mais didática a informação, “vai atualizar a bula da Coronavac, adicionando um QR Code que vai direcionar para um vídeo demonstrativo e afim de explicar a forma correta de aspiração das doses.

Fonte: Portal de Notícias

Next Post

Mulher é presa após chamar passageiro de 'macaco fedorento' em ônibus; veja vídeo.

Ter Abr 13 , 2021
Caso foi no litoral de SP; cena foi filmada por testemunhas Uma mulher foi presa em flagrante depois de atacar um passageiro com ofensas racistas dentro de um ônibus em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O autônomo de 29 anos, que prefere não se identificar, contou ao G1 que estava conversando com a esposa […]

Postagens