Teve início, em todo o território nacional, a campanha de vacinação contra a gripe, que visa prevenir a contaminação com o vírus influenza. Na primeira etapa, que vai até o dia 10 de maio, serão vacinadas crianças com idade entre 6 meses e 6 anos de idade, gestantes e puérperas, nas Unidades de Saúde da Família; e trabalhadores de Saúde, na Central de Imunização (Rua Dantas Bião, em frente à antiga base do SAMU).
Na Unidade de Saúde de Alagoinhas Velha, a equipe aproveitou a pesagem das crianças para massificarem a vacinação. Nesta quarta-feira (14), o movimento foi intenso, mas com o distanciamento social mantido. “Hoje, estamos pesando, pelo Bolsa Família, e já estamos captando essas crianças para a vacina. Também estamos tendo a procura por demanda livre da população”, informou a enfermeira Bárbara de Lima Leite.
De acordo com ela, grávidas em qualquer momento da gestação estão liberadas para se imunizarem. No entanto, caso a gestante tenha tomado a vacina contra a Covid -19, é preciso aguardar o prazo de 14 dias. A vacina contra a gripe só é contra-indicada para crianças com menos de 6 meses de idade e para quem já manifestou anafilaxia ao tomar a vacina, que é uma reação alérgica.
As irmãs Ingid Ervelim e Thais Bruna, moradoras do Cruzeiro do Monte, levaram seus filhos, Cauã Levi (4 anos) e Alice Geovana (5 anos), respectivamente, para tomarem a vacina. “É muito importante, pois previne da gripe, que quando é muito forte chega a matar uma criança pequena”, falou Ingrid, que disse ter sido avisada das datas por uma Agente Comunitária.
Thais Bruna, por sua vez, relatou ter sido informada por meio de um telejornal. Ela tem rinite e está no sétimo mês de gravidez, por isso também foi vacinada, junto com sua filha Alice. “Quando pego uma gripe, passo muito tempo mal, pois tenho rinite e sempre tomo vitamina C. Espero estar protegida, agora com a vacina”.
A segunda etapa acontecerá de 11 de maio a 08 de junho e contemplará idosos com idade a partir de 60 anos e professores. Confira o cronograma da primeira etapa:
Fonte: SECOM/Alagoinhas