Alagoinhas celebra mais uma conquista significativa na saúde. O Programa Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Fibromialgia foi eleito o melhor da Bahia e aprovado para a Mostra Brasil Aqui Tem SUS.
O trabalho “Você não vê, mas dói: o cuidado integrado à pacientes com fibromialgia”, apresentado pela Secretaria de Saúde de Alagoinhas na Mostra COSEMS Bahia, relata sobre as ações que vão desde consultas médicas com especialista na área, como também exames, consultas de nutrição, psicologia, terapias em grupo, PICS e exames e demandas individuais de cada usuário.
“O programa também é responsável pela confecção das carteiras de identificação que assegura a prioridade em filas. O mesmo completará 2 anos em Junho e tem uma aceitação e reconhecimento enorme junto a população assistida”, completou a secretária de Saúde, Laína Passos.
O programa atua no conjunto de sinais e sintomas que ocorrem ao mesmo tempo e que podem ter causas variadas, assemelhando-se a uma ou a várias doenças. A fibromialgia é caracterizada por dor musculoesquelética generalizada acompanhada de fadiga, problemas de sono, memória e humor – entre vários outros sintomas.
Fonte: SECOM Alagoinhas