Iniciativa em Alagoinhas reuniu estudantes dos territórios do Recôncavo, Litoral Norte e Agreste Baiano.
Estudantes de escolas públicas da Bahia foram premiados em uma iniciativa que promove a inclusão de novos talentos na área da robótica. O evento aconteceu em Alagoinhas, a cerca de 123 km de Salvador, e reuniu alunos dos territórios do Recôncavo, Litoral Norte e Agreste Baiano.
A premiação, batizada de Iniciação à Robótica, aconteceu no Centro de Vivência da Bracell, empresa produtora de celulose.
Os primeiros colocados foram os alunos do 4º ano da Escola Municipal Professora Carminha, de Santo Amaro, no recôncavo, com o projeto “Monitoramento da qualidade da água”. Anair Rosa, de 10 anos, integrante da equipe vencedora, celebrou a conquista.
“Gostei muito de fazer este projeto. Além de aprender um pouco mais sobre tecnologia e robótica, também aprendi ciência. Pude socializar mais com os meus colegas e tive novas experiências. Foi inesquecível. Vai fazer parte da minha vida”, disse.
Além do primeiro lugar, dois outros projetos foram premiados:
– 2º lugar: “Sistema de alerta de incêndio”, desenvolvido por alunos do 5º ano da Escola Municipal Rômulo Galvão, no município de Catu.
– 3º lugar: “Automação de lâmpadas e dispositivos domésticos”, criado por alunos do 7º ano da Escola Municipal Angelina Garcia Avenas, no município de Itanagra.
A premiação faz parte do encerramento do ciclo 2024 do programa Ecomunidade, uma iniciativa do Bracell Social que visa capacitar ecoagentes para promover práticas de gestão ambiental.
Segundo Fábio Oliveira, coordenador de Responsabilidade Social da Bracell, a proposta do projeto é unir tecnologia e sustentabilidade. “Estamos juntando tecnologia e ações sustentáveis para o meio ambiente e, ao lado dos moradores das comunidades, produzindo soluções úteis para a preservação da natureza. Isso traz benefícios diretos para a sociedade”, destacou ele.
O projeto de Iniciação à Robótica foi realizado em parceria com a escola de robótica Código Kid Alagoinhas e promoveu oficinas práticas ao longo de quatro meses. Desde 2021, a iniciativa já beneficiou 162 estudantes, estimulando a aplicação de conceitos de robótica em desafios do cotidiano.
Escolas e projetos que participaram da final:
Escola Municipal Professora Carminha (1º lugar)
Município: Santo Amaro
Projeto: Monitoramento da qualidade da água;
Grupo escolar: alunos do 4⁰ ano
Escola Municipal Rômulo Galvão (2º lugar)
Município: Catu
Projeto: Sistema de alerta de incêndio
Grupo escolar: alunos do 5⁰ ano
Escola Municipal Angelina Garcia Avenas (3º lugar)
Município: Itanagra
Projeto: Automação de lâmpadas e dispositivos domésticos
Grupo escolar: alunos do 7⁰ ano
Escola Municipal Alaíde Santana Santos
Município: Alagoinhas (Comunidade Tombador)
Projeto: Estufa Automatizada com Arduino
Grupo escolar: alunos do 4º ano
Escola Municipal Professora Maria Alves Pimenta Batista
A Prefeitura Municipal de Alagoinhas inaugurou, na manhã dessa quarta-feira (18), mais um equipamento educacional ao município. É a Escola Municipal Dom Avelar, situada no distrito de Boa União. A unidade conta com uma estrutura moderna, seis salas de aula, biblioteca, sala de informática, sala dos professores e coordenação, parque infantil e banheiros. A escola dispõe […]