Jerônimo destacou a diferença entre o serviço do metrô e o sistema de transporte coletivo de Salvador
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), admitiu, nesta terça-feira (7), que a tarifa do metrô deverá passar por reajuste nos próximos dias. A declaração foi dada durante a entrega de viaturas no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, poucos dias após a prefeitura da capital anunciar o aumento da passagem de ônibus para R$ 5,60.
“Sobre o metrô, é lógico que a gente tem que fazer conta. O Estado hoje assume um passivo relativamente grande sobre o serviço do metrô. Estou marcado com a Sedur [Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo], com a Casa Civil, para poder fazer a avaliação das planilhas. Isso deverá acontecer até sexta-feira. Deverá, sim, ter uma correção na taxa do serviço de metrô”, afirmou o governador.
Segundo Jerônimo, o valor do reajuste da passagem do metrô após a análise técnica das planilhas de custo, prevista para ser concluída até sexta-feira (10). | Foto: Ascom Gov/BA
Jerônimo destacou a diferença entre o serviço do metrô e o sistema de transporte coletivo de Salvador, mencionando problemas como a redução de linhas de ônibus que impactam a mobilidade dos usuários e a operação do metrô. Apesar de não ter sido reajustada em 2024, a tarifa de ônibus, em Salvador, é uma das mais caras entre as capitais brasileiras.
“O que diferencia do serviço de transporte coletivo de Salvador é a qualidade do serviço e a presença em bairros. Nós tivemos uma perda muito grande de linhas que foram cortadas, suspensas, no sistema público municipal. Isso, inclusive, dificulta a vida do metrô funcionar”, declarou.
A tarifa atual do modal é de R$ 5,20, e o valor do reajuste ainda não foi confirmado. Segundo Jerônimo, a decisão será tomada após a análise técnica das planilhas de custo, prevista para ser concluída até sexta-feira (10).
Fonte:ON