A imagem de uma garota com um sorriso sardônico em frente a um prédio pegando fogo é conhecida na internet há anos. A foto, feita em 2005, foi vendida por US$ 473 mil (cerca de R$ 2,5 milhões) como NFT, segundo o The Independent.
NFT (em inglês, Non-Fungible Token, token não fungível, em tradução livre) é um token que não se consome com o primeiro uso. É um selo de autenticidade digital que garante que o comprador tem a propriedade e é o dono da imagem. Os NFTs têm chamado a atenção após somas milionárias terem sido usadas em transações do tipo.
A própria Zoe Roth, que aparece criança na foto e hoje tem 21 anos, vendeu a foto. Hoje, ela estuda na Universidade de Chapel Hill. A foto foi feita pelo pai dela.
A imagem viralizou como meme pela sugestão de que a criança tirava algum prazer do mundo pegando fogo atrás dela – ou até mesmo teria algo a ver com o incêndio. Na realidade, a garota e o pai estavam passeando na cidade de Mebane, na Carolina do Norte, onde moravam, quando presenciaram o fogo. Se tratava de um incêndio controlado, quando os bombeiros provocam as chamas para fins de treinamento.
Segundo o jornal, a jovem resolveu tornar a foto um NFT em fevereiro, depois de receber uma ligação que tratava da questão, sugerindo que ela poderia ganhar um bom dinheiro assim.
A venda foi feita em uma criptomoeda, o ethereum, e o valor em dólares é estimado. Cada vez que o NFT for revendido, ela vai receber 10% da transação.
Fonte: Correios 24h