Anúncio oficial será feito na realização de um evento on-line, que contará com Lula, Dilma e nomes internacionais de esquerda
O ex-deputado federal Jean Wyllys anunciou, em entrevista à Veja, que vai trocar de partido político. Na próxima segunda-feira (24), o baiano de 47 anos deve assinar a filiação ao Partido dos Trabalhadores (PT). Com isso, Jean deixa o PSOL, partido onde foi eleito deputado federal três vezes pelo Rio de Janeiro.
Um evento on-line para o anúncio oficial está previsto para ocorrer também na próxima segunda-feira (24). O ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff devem participar do encontro virtual, assim como a deputada federal Gleise Hoffmann, presidente do PT. Nomes internacionais de esquerda, como Geneviève Garrigos, ex-presidente da Anistia Internacional francesa; a prefeita de Barcelona, Ada Colau; o ativista de direitos LGBT James Green; a deputada Marisa Matias, do Parlamento Europeu; e Anielle Franco, irmã da vereadora Marielle Franco, morta em março de 2018, também deve comparecer à cerimônia.
Baiano de Alagoinhas, Jean vive em Barcelona, onde cursa doutorado em Ciências Políticas pela Universidade de Barcelona. Apesar da filiação, o ex-deputado diz que só pretende voltar ao Brasil quando sentir que sua integridade física não está em risco. Exilado na Europa há mais de dois anos, após renunciar ao terceiro mandato como deputado por conta de ameaças, Jean comentou a decisão de retornar à política: “As pesquisas mostram que Lula é o único capaz de tirar Bolsonaro do poder. Agora é hora formar uma frente democrática, não fragmentá-la”.
O ex-parlamentar diz que não pretende voltar a se candidatar a um cargo eletivo nem pensa em ser nomeado para o governo, caso Lula vença a eleição do ano que vem. Segundo ele, a ideia é ajudar na elaboração de um programa de governo que se comprometa com a agenda econômica sustentável, a defesa dos Direitos Humanos e o combate à disseminação de fake news.
Após a divulgação da entrevista, o ex-presidente Lula usou o Twitter para dar boas vindas ao novo colega de partido. “Seja bem vindo, companheiro”, escreveu Lula, respondendo à uma postagem de Jean Wyllys. Confira:
Seja bem vindo, companheiro. ⭐️ https://t.co/jwxLIsOH6m
— Lula (@LulaOficial) May 20, 2021
Fonte: Metro1