Com o objetivo de realizar estudos sociais, visitas domiciliares, escuta especializada e emissão de relatórios com as demandas apresentadas pelos setores e poderes vinculados ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a Prefeitura de Alagoinhas criou o Núcleo de Escuta Especializada para Demandas Alternativas da Assistência Social (NEEDAS). O NEEDAS integra a estrutura da Secretaria de Assistência Social (SEMAS) e é vinculado à Coordenação da Proteção Social de Média e Alta Complexidade.
De acordo com a secretária da pasta, Ludmilla Fiscina, o novo instrumento irá qualificar a escuta sensível frente às demandas apresentadas . “Iremos fortalecer, tanto as ações vinculadas, quanto as demandas do Conselho Tutelar, do CRAM, do CREAS, do Poder Judiciário e do Ministério Público, para que a gente possa melhorar, cada vez mais, o serviço prestado, através de visitas domiciliares e relatórios técnicos”. Ela ainda destacou o caráter inovador do Núcleo e sua capacidade “de acelerar as tomadas de decisões, fortalecendo a nossa rede”.
Os profissionais do NEEDAS – 1 assistente social e 1 psicólogo – serão capacitados para a emissão de pareceres e relatórios sociais, a fim de facilitar as decisões do Poder Judiciário e Ministério Público nas demandas de enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes, idosos e mulheres. “Como conseqüência, será minimizada a sobrecarga dos demais órgãos de Assistência Social, além disso, os vínculos entre o Poder Judiciário e a Assistência Social serão estreitados ”, disse o subsecretário da pasta, Ruy Brito.
Fonte: SECOM/Alagoinhas