Prática do transporte clandestino é antiga e nem o decreto do governo impediu ações dos motoristas e passageiros.
O transporte intermunicipal foi proibido durante todo o período junino por determinação do Governo do Estado para conter a disseminação do novo coronavírus, no entanto, nesta quarta-feira, nas rodovias que cortam a Bahia registrava um intenso movimento de carros particulares, vans e ônibus faziam o transporte de pessoas de forma clandestina.
Em alguns pontos da capital baiana, como postos de combustível, pessoas aguardavam pela ‘carona’, para seguir viagem. Carros de passeio particular e vans são usados no transporte de passageiros.
Segundo a TV Bahia, a irregularidade já é uma rotina, que nem o decreto de proibição conseguiu coibir. Alguns motoristas revelaram que tem feito viagens frequentes, principalmente para cidades do interior, como Cruz das Almas e Santo Antônio de Jesus. Algumas viagens eram previamente agendadas.
Com tanta gente deixando a Capital rumo ao interior, a PRF estima um aumento de 30% do fluxo nas estradas em relação ao São João do ano passado, e o maior movimento é esperado para a noite desta quarta-feira (23).
Segundo a PRF, o policiamento será intensificado na BR-324, na BR-101, BR-242 e BR-407, que levam as cidades com tradição nos festejos.
A PRF informou que fiscaliza todo trecho da estrada, mas só atua, se durante uma blitz, o veículo for parado e for comprovado o transporte irregular.
Já a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) afirmou que faz uma operação especial para tentar coibir o transporte clandestino no período do São João.
Os motoristas flagrados fazendo transporte clandestino podem ser atuados, terem o carro apreendido ou pagar uma multa de até R$ 4 mil.
Fonte: G1 Bahia